Projetos

Atualmente, a Associação Nação do Bem está focada na implementação do projeto “Viva a Natureza Viva” na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba.

Criado em 2003, esse projeto objetivava, inicialmente, a preservação de praias brasileiras, sobretudo na temporada de verão, por meio de atividades esportivas, culturais e de lazer que promovessem a conscientização da população local, provocando uma mudança de comportamento, e da capacitação de jovens estudantes do ensino público que participariam além dos próprios cursos profissionalizantes, das atividades de coleta seletiva e de reaproveitamento do lixo delas retirado.
Entretanto, as estratégias de atuação do referido projeto passaram, no decorrer do tempo, por substanciais modificações. Esta ampliação de seu escopo de ação está diretamente relacionada à busca pela preservação ambiental, bem como pelo desenvolvimento socioeconômico, pois que ambos estão intrinsecamente ligados, principalmente no que diz respeito à realidade de países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.

O projeto “Viva a Natureza Viva” organiza-se a partir de atividades voltadas, de um lado, aos “menores aprendizes" (jovens de 14 a 24 anos), e de outro, a seus pais. No caso dos “menores aprendizes”, estes jovens poderão participar das principais ações do projeto: HORTA ORGÂNICA (já em execução), PET I, PET II, COCO e COMPOSTAGEM. Para tal, devem estar regularmente matriculados na rede pública de ensino, ter e manter frequência e apresentar média mínima escolar via boletim.

No caso dos pais, para que participem das ações do projeto “Viva a Natureza Viva”, é imprescindível que seus filhos cumpram as exigências acima. Independentemente de quais sejam as ações*, os elementos-chave, em torno dos quais é estruturada a participação dos pais, são: a formação de cooperativas, o acesso a cursos de capacitação, a oficinas e, se necessário, à formação (alfabetização ou retorno aos estudos) e o exercício de atividades pontuais de coleta e triagem do lixo e de processamento de garrafas plásticas e do coco.

* HORTA ORGÂNICA – PETs I e II – COCO E COMPOSTAGEM

SAIBA MAIS SOBRE AS AÇÕES DO PROJETO VIVA A NATUREZA VIVA


 
O que fazemos...

Combater a pobreza e a degradação ambiental
Promover ações e projetos que visem à assistência social à população carente
Promover ações de amparo psicológico a crianças e adolescentes órfãos e famílias carentes
Promover ações de amparo psicológico as vítimas da violência doméstica e urbana
Promover ações de amparo jurídico a famílias carentes
Fornecer gratuitamente todo o apoio a famílias, sobretudo crianças, adolescentes e mulheres, comprovadamente necessitadas

Parceiros
Mídias Sociais

Twitter
Orkut (Usuário)
Orkut (Comunidade)
Facebook